top of page

APRESENTAÇÃO

 

     Ponta Porã localizada no sudoeste de Mato Grosso do Sul, mais conhecida como princesinha dos ervais. É uma formosa cidade com cerca de 90 mil habitantes, levando em consideração seu principal assentamento Itamaraty que possui cerca de 14 mil habitantes. Podemos dizer que é uma cidade pequena com ar de cidade grande. Tem de tudo um pouco, principalmente estudantes. Um pouco longe da capital do estado, cerca de 320 Km. E próximo a Dourados 110 Km.

     Sua principal economia são as culturas de milho, soja e algodão e agropecuária, com  4º maior rebanho do Brasil. O comércio é diversificado e atrai investidores nos mais variados segmentos. Isso porque Ponta Porã é a 5ª cidade do estado no ranking de maior PIB. 

 

Como é morar em Ponta Porã?

 

     Transito: A Princesinha dos Ervais é calma, transito tranquilo e poucos acidentes. Possui uma rede de farmácias bem diversificada e que várias funcionam 24h.

 

     Moradia: não há muitas alternativas, por tanto, é bom manter contato com antecedência com alguém que possa cuidar disso pra você, antes de vir de vez para a cidade.

 

     Segurança e Saúde:  Há um sistema de segurança muito forte entre as duas cidades. Morrem aqui pessoas que estão envolvidas com tráfico. Nada que possa atingir você. A saúde tem a rede pública ou a particular. Se você tiver um tempo para aguardar na fila, consegue uma consulta pediátrica ou clínica geral para o mesmo dia. E o medicamento é fornecido pela própria farmácia do hospital público.

 

Pedro Juan Caballero:

 

     Cidade paraguaia da região de Amambay que é uma subdivisão administrativa do Paraguay. Aproximadamente 120 mil habitantes.

Possui uma diversidade cultural enorme e o melhor, além do castellando, que é uma variação da língua espanhola, do guaraní, praticamente todos falam o portugês.

 

     Medicina em Pedro Juan Caballero: A cidade possui 6 faculdades de medicina. O que aumenta a concorrência pela sua vaga. Não dê ouvidos ao que uma fala da outra, solicite apenas informações positivas daquela faculdade. UniNorte; UnInter; Universidad Autónoma San Sebastian, Universidad del Pacífico; Universidad SUDAMERICANA e UPAP (Universidad Politecnica y Artistica del Paraguay). Existem duas faculdades com turmas formadas (UniNorte e Pacífico); Apesar de todas aceitarem transferências externas, somente a UASS, Sudamericana e UPAP realizam aproveitamento de disciplinas para profissionais formados na área de saúde (Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Odontologia, etc). Uninorte, Uninter, Pacífico e UPAP são faculdades anuais, UASS e Sudamericana são faculdades semestrais e tem ingressos a cada 06 meses, abrindo em média 120 vagas.

 

Economia: A moeda local é o Guaraní. Mas existem 3 moedas correntes no comércio: Dolár, Real e Guaraní. Quando vir para cidade, troque em sua cidade Real por Dolár e aqui compre Guaraní com seus Dolares.

 

As duas cidades não possuem linhas de transporte público. Há apenas uma linha circular em Ponta Porã com frequência de 30 minutos.

 

A energia em Pedro Juan Caballero é 220V e em Ponta Porã é 110V.

 

bottom of page